domingo, 30 de janeiro de 2005

Bright Eyes - Digital Ash In Digital Urn / I'm Wide Awake, It's Morning

Apreciação final: 5/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Electro Indie



Apreciação final: 6/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Indie Rock



O projecto Bright Eyes é uma mutável e desconexa criação do prolífico Conor Oberst. É sabido que o jovem (24 anos) músico do Nebraska, apesar de continuar a encontrar refúgio num quase anonimato, grava desde os seus treze anos e conta já com um rol extenso de gravações. Desta vez, a proposta desdobra-se em dois registos, lançados na mesma data, embora em edições distintas e com um estilo contrastante.

Digital Ash In A Digital Urn é um tomo de estúdio, declaradamente electrónico e contou com o contributo de Nick Zinner (baterista dos Yeah Yeah Yeahs) e Jimmy Tamborello (Postal Service). Há neste registo uma aura 80's, feita de melodias tecladas e solos de guitarra ansiosos, compondo ambientes sombrios de obsessão com a morte e a paranóia. As composições são rudimentares, sem ponta de incitamento, assemelhando-se a um estéril recalque de Give Up, registo talentoso dos Postal Service. Exceptuando uma ou duas faixas do alinhamento, o resto do disco não parece um claustrofóbico espernear de um artista cujo talento se recusa à reclusão sob o auspício do computador? Oberst fica melhor noutras fotografias.

I'm Wide Awake, It's Morning é mais acústico, também mais americano, e seguramente mais pertinente. O formato indie, às vezes quase country, do disco afaga com mais propriedade a voz trémula e indecisa do compositor, as suas composições são imbutidas em medidas exactas nas texturas tranquilas das guitarras acústicas. A solidão pinta os contextos líricos do registo, compondo confissões sinceras em canções delicadas e intensas, despidas de ardis de estúdio. Ainda assim, fica o lamento: as letras de Oberst não são da mesma casta das músicas. Nota de mérito: Emmylou Harris dá a voz em três temas. Em todo o caso, I'm Wide Awake, It's Morning, ainda que aliterante, é um tomo interessante e que vexa Digital Ash In A Digital Urn.


Posto de escuta Digital Ash In A Digital Urn Gold Mine GuttedArc Of Time (Time Code)Take It Easy (Love Nothing)



Posto de escuta I'm Wide Awake, It's Morning We Are Nowhere And It's NowLuaLand Locked Blues

Sem comentários: