sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Cristina Branco - Ulisses

Apreciação final: 7/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Tradicional/Fado Moderno



Apresentado pela própria cantora, não como um disco de fado, mas como um registo de música portuguesa, Ulisses é uma pertinente viagem à tradição do património musical nacional. Desengane-se quem pensa que este disco se resigna perante a referência estanque do fado e da guitarra portuguesa. Podem ouvir-se temas em espanhol ou em inglês, ainda que todo o disco se desenrole sob a primazia do fado, a influência primária de Cristina Branco. As canções desprendem-se do formato rígido da canção tradicional portuguesa e, aceitando a sua intercessão decisiva, embarcam em excursões venturosas, qual bravo Ulisses, por horizontes ignotos de melopeias cativantes. Ulisses leva o fado a portos clandestinos, onde se depositam embriões de fatalista saudade e se deixam raízes de uma nova e incerta portugalidade, trajada de vestes hodiernas e orgulhosamente só no timbre das cordas de uma guitarra. A divagação, o amor, o adeus, o regresso são presença constante, trama de um opus inovador e arrojado. Tal como Ulisses, regressado a casa após jornadas intermináveis, o fado com Cristina Branco regressa a casa, afinal nunca de lá partira, apenas se revestira de ornatos aprumados. Cristina não renega as suas origens, antes as mostra de outro jeito, cheio de sensualidade e intuição.

É fado ou não? Será essa uma inquietação pertinente quando se fala de Cristina Branco? Ulisses é um passo em frente, piscando o olho ao que fica para trás e Cristina fá-lo como ninguém. Ulisses é um acto singular de quase-perfeição; saber porque Cristina Branco tem mais sucesso além-fronteiras do que cá dentro é o verdadeiro desafio. Esperemos que o público português faça o justo preito à cantora e admita, por uma vez, que a sua música não é estranha, antes entranha. Cristina Branco assume de corpo e alma o medrio do fado e deixar o fado crescer não é subtrair-lhe virtudes.

1 comentário:

Chá de Lucia Lima disse...

Cristina Branco é tudo isso e...muito mais! Quem até agora tem dito: << Não gosto de fado!>> -- pode ver em como o fado pode ser "muito mais" -- fado é mesmo: FADO -- na voz e na postura em palco da Cristina branco!

Vejam, apreciem -- eu já o fiz e, posso dizer-lhes: fiquei maravilhada!