quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

The Futureheads

Apreciação final: 7/10
Edição: Setembro 2004
Género: Indie Rock/Pós-Punk



Sediados em Sunderland (Inglaterra), os The Futureheads acolhem com gentileza a herança punk, alindam-na com maneirismos new wave e pop e geram um som indie que se insere no movimento britânico que caracterizou 2004 e que lançou diversas bandas, com os Franz Ferdinand à cabeça, e os Bloc Party ou os Dogs Die In Hot Cars numa segunda linha.

O primeiro longa duração do grupo é um folgazão tomo de composições pós-punk, com melodias elaboradas e, mais do que isso, com harmonias vocais que lhes conferem um toque único. Apesar disso, e paradoxalmente, uma das faixas mais sugestivas desta obra é a surpreendente versão de "Hounds of Love", de Kate Bush.

The Futureheads é um registo de empatia natural, ainda que feito de composições quase rústicas. Tivessem os The Futureheads uma composição mais cuidada e, com o vigor que ostentam, entrariam numa centrípeta espiral que os levaria de forma imparável ao epicentro da música. Ainda assim, The Futureheads deixa pistas promissoras para o porvir destes ingleses. Se este disco não produziu a detonação definitiva, aguardemos o arrebatamento nos próximos capítulos.

Sem comentários: