domingo, 23 de janeiro de 2005

M83 - Before The Dawn Heals Us

Apreciação final: 7/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Electro-Rock Progressivo/Pop Ambiente/Art Indie



Naturais de Antibes (França), os M83 apresentam o mais recente trabalho, o terceiro longa duração da sua existência. Before The Dawn Heals Us tem algo de conceptual, na mais majestosa condição do termo, claramente expressa na faixa de abertura, o tema "Moon Child". A produção é sofisticada, não adultera o espírito das composições e o desfecho é um registo que encerra um corpo declaradamente experimental, com raízes num rock profusamente artístico e em que a voz se integra numa dimensão de instrumento. Ao drama imposto por guitarras soantes juntam-se os sintetizadores com trejeitos generosos, compondo uma atmosfera sonora imponente, sem frivolidades, com o seu quê de misterioso e inquietante, numa envolvente típica de ficção científica.

A fervorosa integração de ingredientes sonoros contribui para a concepção de uma imensa colecção de visões quase caóticas; às faixas não serve o epíteto de "canção", buscam algo mais, rompem o espartilho desse formato e recriam-no. Aqui e ali, os M83 parecem-se (será?) com Craig Armstrong, outras vezes com os My Bloody Valentine, outras ainda com os Cocteau Twins ou os Mew.

Before The Dawn Heals Us é um trabalho maduro, de luxúria sónica e um primor que não agradará a todos mas que atesta a qualidade dos M83. Ame-se ou odeie-se, Before The Dawn Heals Us merece alguma atenção.

Sem comentários: