quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Nery, Máscaras e Cultura Afro na Gulbenkian

Está patente na Gulbenkian uma exposição muito interessante. O sítio oficial reza assim:

"O Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (Fundação Calouste Gulbenkian) apresenta a partir de dia 26 de Janeiro, uma exposição de fotografia de Eduardo Nery.

Intitulada “Metamorfoses”, a mostra é composta por 51 fotografias, todas elas constituídas por uma metade onde é reconhecível uma máscara africana e outra com um rosto imediatamente remissível ao nosso mediático quotidiano.

Estas combinações e oposições de universos definitivamente distantes entre si, engendram poderosas formas, entre a ironia e a estranheza, geradoras de incontáveis sentidos.

Nascido em 1938, Nery tem desenvolvido uma intensa actividade profissional em domínios como a pintura, desenho, colagem, tapeçaria, azulejaria, mosaico, design e fotografia. Notabilizou-se sobretudo pela realização de pinturas murais, painéis de azulejo, vitrais, uma cúpula e outras obras em mosaico, relevos murais, grades metálicas, desenhos para pavimentos em grandes espaços urbanos e em edifícios.

Comissariada por Jorge Molder, director do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, “Metamorfoses” estará patente na Galeria de Exposição Temporárias, do Piso 01, da Sede da Fundação entre 26 de Janeiro e 20 de Março de 2005."

Sem comentários: