segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

Secret Chiefs 3 - Book Of Horizons

Apreciação final: 7/10
Edição: Maio 2004
Género: Rock Experimental



Book Of Horizons é o mais recente alvitre dos Secret Chiefs 3. Para quem não sabe, este ensemble é o alter-ego dos Mr. Bungle. Todavia, aqui, o ênfase não está nas capacidades vocais de Patton mas sim no virtuosismo instrumental, na versatilidade da escrita de Spruance e, acima de tudo, na elástica deferência a estilos aparentemente imiscíveis. O tecido sónico é muito variado, sem se tornar difuso, acolhe uma míriade de influências e espreme-as até lhes haurir a essência.

Este trabalho é ambicioso, também por isso arriscado, mas alguma vez o risco foi problema para Patton e seus pares? Neste registo, o objectivo é compilar faixas de seis bandas diferentes, todas lideradas por Trey Spuance (mentor dos SC3): The Forms (rock negro), Ishraqiyun (rock híbrido de inspiração asiática), UR (rock vanguardista), Electromagnetic Azoth (electro-acústica), Holy Vehm (death metal) e Traditionalists (Ambiente experimental).

Book Of Horizons é um título original, diferente do convencionalismo reinante e apartado da banalidade geral. Não é um disco de consumo fácil, deve ser digerido com demorado desvelo, até se lhe perceberem os méritos. E só então, se torna um registo tremendamente apelativo e um seguro testemunho da melhor produção experimental.

Posto de escutaBarnes & Noble

Sem comentários: