quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Slipknot - Vol. 3 : The Subliminal Verses

Apreciação final: 6/10
Edição: Maio 2004
Género: Metal Alternativo



A explosão do nu-metal do final dos anos 90 bolçou várias bandas para a fama. De entre os inúmeros projectos musicais que sobejam desse auge, destacam-se os Slipknot, projecto musical de Iowa que colhe a sua inspiração em rancores e fúrias teen, expressas na rudeza auto-destrutiva das letras, na intensa agressividade niilista das vozes guturais e na lógica de confronto hostil pretensamente com motivações catárticas. Essa energia negativa é destilada na distorção das guitarras eléctricas, em percussões furiosas e em cenários líricos violentos e depressivos.

O som é intenso e poderoso, numa espécie de artesanato sónico visceral que continua a distinguir os Slipknot dos restantes projectos nesta área. O problema reside na presença de algumas faixas acústicas, em ruptura clara com a filosofia do grupo e que desvirtuam o senso global do registo. Se os Slipknot se proclamam os mensageiros da fúria rebelde de uma geração, que assumam de corpo inteiro o encargo. Conseguem imaginar um mascarado de guitarra acústica na mão?

Vol. 3: The Subliminal Verses é um disco dicotómico: as faixas heavy são de excelente nível, as restantes...nem sequer deviam estar! Será esta divisão sinónimo de uma versatilidade discutível ou de uma aproximação ainda mais duvidosa a outros públicos? Aguardam-se outros capítulos...

Posto de escutaBarnes & Noble

Sem comentários: