segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

William Shatner - Has Been

Apreciação final: 7/10
Edição: Outubro 2004
Género: Spoken Word/Pop-Rock



Quando no apogeu do estrelato de Star Trek, William Shatner lançou The Transformed Man (1968), um bem sucedido registo de spoken word, re-interpretando canções famosas e recitando poesia, ninguém parece tê-lo levado a sério. O disco era algo bizarro, mesmo pomposo, mas lançou pistas desafiantes que só viriam a ser descobertas mais tarde. Hoje, aquele título tornou-se objecto de culto e foi com alguma expectativa que abordei este Has Been.

Shatner integra a palavra com a honra que ela merece, embala-a serenamente na música, em jeito entretido e honesto. A existência, o trabalho, o medo, o desapontamento, o lamento e o quotidiano são os temas que preenchem o imaginário de Has Been. Uma nota de realce para o facto de, à excepção de dois temas, as composições deste trabalho serem assinadas pelo próprio Shatner. O registo parece autobiográfico, às vezes jocoso, sempre inspirado. Não é definitivamente um disco de canções, é uma declaração em discurso directo, em tom de confessionário, murmurado e sensual, apoiado em melodias bem construídas e numa boa produção sonoplástica.

Has Been não chega ao brilhantismo do registo de '68 mas é, sem margem para hesitações, um disco a descobrir. Feita a proposta, não pode deixar de concluir-se que é um grande disco do Cpt. Kirk.

Sem comentários: