terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Devendra Banhart - Niño Rojo

Apreciação final: 7/10
Edição: Setembro 2004
Género: Folk-Pop Alternativo/Cantautor/Lo-Fi



Devendra Banhart é um artista multifacetado e isso repercute-se no seu trabalho musical. A profusão da sua escrita íntima é um espelho da alma, traduzindo-se numa atmosfera espiritual, serenamente introspectiva, as mais das vezes reveladora de uma rica e divertida essência compositora. Niño Rojo é resultado das mesmas sessões de gravação de que resultou o brilhante Rejoicing The Hands.

O que se pode dizer sobre a música de Banhart? É docemente minimalista, um suco supremo resgatado da ilusória opulência da produção de estúdio, uma asseveração estreme e delicada, sem presunções, apenas Banhart. Niño Rojo é tudo isso sem tiques estéticos: o trovador Banhart e a sua guitarra acústica em melodias maduras de exortação espiritual.

Ouvir Banhart é escutar as confissões ocultas do génio, além de qualquer movimento cultural ou fenómeno musical, de verdade ingénua e beleza pura, em formas básicas de surrealismo tocante. Banhart é americano nas raízes, mas universal na criação. Ouvir Niño Rojo é experimentar a sensação esotérica de intimidade com harmonias pouco convencionais, pelo gosto adquirido nas vocalizações hipnóticas e no artesanato sonoro do compositor.

Sem comentários: