sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

Spring Heel Jack - Sweetness Of Water

Apreciação final: 7/10
Edição: Junho 2004
Género: Avant-Garde Jazz/Experimental/Improviso



O futuro não tem limites, dilata-se num traço temporal imaginário que corta avidamente o vácuo e o parte, assomando obstinado em sentidos ignotos, algures no desconhido, sumido em dimensões do porvir. A música dos Spring Heel Jack está em nenhures, não é pretérita, nem exclusivamente vanguardista, bamboleia titubeante nessa linha invisível, onde o tempo deixa de o ser e de onde emergem ruídos dissolvidos, em fugiras prolixas de contornos mal definidos, numa selva nocturna de voluptuosidade intensa.

A doutrina primaz é o inventividade do jazz, longe os tempos em que o drum'n'bass era o dogma incontestável para Coxon e Wales. Sweetness Of Water é provocante, lança um desafio ao ouvidor que, tomado pela modernidade da babel dos Spring Heel Jack, se deixa fascinar pelo indício da desordem que lhe serena o ânimo mas que, em sucessivas picadas de improviso, lhe renovam o repto a cada segundo. Depois, a elegância esdrúxula e a dinâmica mutante das composições criam uma simetria estética sem igual, fazendo prova do estatuto de criadores ímpares dos Spring Heel Jack.

Sweetness Of Water não é um disco generalista, mas encerra em si o primor do experimentalismo e do improviso. Altamente recomendável aos fãs do género.

Posto de escutaBarnes & Noble

Sem comentários: