terça-feira, 25 de janeiro de 2005

...And You Will Know Us By The Trail Of Dead - Worlds Apart

Apreciação final: 7/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Pop-Rock Alternativo/Indie



Fundados no final da década de 90, os ...And You Will Know Us By The Trail Of Dead têm definido um trajecto ambicioso, percorrendo atmosferas sónicas de intrincada catalogação, algures entre o indie-rock mais laborado e a íntegra densidade emocional da emo. Neste Worlds Apart, a música dos texanos segue esse preceito, revelando a diligente idiossincrasia do seu rock. Não pode deixar de notar-se o som polido da banda, talvez menos ressentido do que em registos anteriores.

É sabido que o colectivo do Texas consegue pôr em palco desempenhos únicos, quase caóticos, e a energia açambarcadora desses momentos sobrou para este registo. A qualidade das composições destaca a aptidão do grupo para inventar instantes de grandeza épica, entrecortados por delicadas interjeições de cordas, pianos ou sopros. Worlds Apart é um trabalho bem conseguido, fruto de uma reinstituição acústica da banda, motivada pela busca de horizontes alternativos. Em algumas faixas há um ápice de genialidade, numa matriz densa de atilhos que se unem, elevando o disco a uma superior dimensão de densidade, em que a beleza se avulta das ondas plácidas da distorção.

Os ...And You Will Know Us By The Trail Of Dead cresceram além da míriade de influências que os assombram e produziram um disco mais absorvente, é certo, igualmente catártico e prometedor. Pena é que haja faixas no alinhamento inferiores a "Worlds Apart", "The Summer of '91" ou "The Rest Will Follow", em prejuízo da identidade do registo. Não fora a inclusão desses temas e estaríamos perante um dos discos do ano. Ainda assim, Worlds Apart é credor da nossa estima.

Sem comentários: