quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Nomeações BAFTA

Foram anunciados no passado dia 17, os nomeados para os prestigiados prémios BAFTA, atribuídos anualmente pela Academia de Cinema do Reino Unido.

A lista completa de nomeados - pode consultar aqui - permite projectar os filmes favoritos para os Óscares.

Assim, em paralelo com a lista dos Globos de Ouro americanos, destacam-se claramente alguns títulos e actores/actrizes para as principais categorias dos Óscares:

- The Aviator (Martin Scorsese), Despertar da Mente (Michel Gondry) - o preferido dos utilizadores do Imdb.com (ver aqui) e À Procura da Terra do Nunca (Marc Forster) parecem ter a nomeação certa para a categoria de melhor filme;

- Jamie Foxx (Ray), Jim Carrey (Despertar da Mente), Johnyy Depp (À Procura da Terra do Nunca) e Leonardo DiCaprio (The Aviator) devem surgir sem surpresa na lista para a estatueta de melhor actor;

- as coisas estão menos consensuais na categoria das actrizes mas creio que Hillary Swank (Million Dollar Baby), Annette Bening (Being Julia) e, eventualmente, Kate Winslet (Despertar da Mente) devem ser nomeadas pela academia de Hollywood;

- para o galardão de melhor filme estrangeiro, uma referência para a nomeação mais que provável de Mar Adentro (Alejandro Amenábar) e Diarios de Motocicleta (Walter Salles).

A este propósito, uma menção para os favoritos da prestigiada publicação PREMIERE. Uma nota de surpresa (...ou não!) para as eventuais nomeações de Javier Bardem (Mar Adentro) - algo que o actor espanhol (talvez o melhor europeu no momento) já fez por merecer - e de Catalina Sandino Moreno (Maria Cheia de Graça). Quanto ao resto, não há grande surpresas...mas será que a academia vai mesmo ignorar o belo Despertar da Mente?

Mantém-se a expectativa, a divulgação da lista final dos nomeados para os Óscares será feita no próximo dia 25. Desde já, fica a notícia de que a cerimónia será conduzida pelo comediante Chris Rock.

Sem comentários: