segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Bonnie 'Prince' Billy & Matt Sweeney - Superwolf

Apreciação final: 7/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Indie Rock/Lo-Fi/Cantautor



Will Oldham (a.k.a. Bonnie 'Prince' Billy) é um dos mais engenhosos compositores dos últimos tempos, destacando-se pelo feitio peculiar das suas composições, de essência minimalista, com sons esparsos e uma voz espectral, definindo uma identidade musical forte. Neste trabalho, o músico surge acompanhado pelo guitarrista Matt Sweeney (Zwan) mas a urdidura sónica do registo é tipicamente Oldham: música acústica e gentil, letras elaboradas e enigmáticas.

A orgânica das composições resulta na perfeição, não há lugar para algumas excentricidades que desfocaram trabalhos passados de Oldham. As faixas soam a uma candidez locupletada pela pertinente interjeição dos acordes de guitarra de Sweeney. Talvez nem todas as canções despertem a chispa do aprazimento, mas uma boa canção é uma boa canção. E há aqui boas canções.

Se a visão musical de Oldham e Sweeney pode ser demais hermética para alguns, não deixa de ser impressiva e incomum a robustez deste título. A natureza poética dos cenários haiku escritos pela dupla é um exercício descritivo de um universo temente a Deus e recheado de animais simbólicos (veja-se o título), morte e aspiração. Oldham é enigmático, Sweeney é comparsa. Juntos fizeram um fantasmagórico e belo superlobo pronto a apaixonar-nos por muito tempo.

Sem comentários: