Os Sigur Rós conquistaram o seu lugar no universo da música quando, no ano 2000, apresentaram Agäetis Byrjun, mostrando ao mundo um som franco e desembaraçado, ritmado com melodias calmosas, desobrigando o ouvido dos pragmatismos do mainstream. O experimentalismo misantropo, o repetido apelo a encenações acústicas melancólicas, são a pedra angular deste grupo islandês.
Este Von, originalmente editado em 1997, e agora finalmente disponível no mercado europeu, constituiu o primeiro longa duração dos Sigur Rós. Aqui, o som é mais sombrio, apelativamente caliginoso, remetendo-nos para as fachadas mais negras de nós e aquietando as avantesmas que maculam o espírito. Neste trabalho, o experimentalismo maravilha, a banda exibe uma maturidade surpreendentemente precoce. O resultado é excelente. O disco pega-nos desde o primeiro segundo, levando-nos numa aliciante viagem ao mundo de sonhos dos Sigur Rós, fazendo-nos devanear e perceber que a tristeza não tem que ser depressão. A voz é enigmática, não tem pejo em expôr a ausência de regras, mas mostra-se gentilmente sedutora.
Quem ouviu os trabalhos mais recentes dos Sigur Rós, não se arrependerá de escutar este Von, o gérmen da excelência. Quem não os conhece, vai perceber em Von o porquê do êxito dos Sigur Rós no circuito alternativo. Uma excelsa banda sonora para dias com muita chuva.
Sem comentários:
Enviar um comentário