segunda-feira, 22 de novembro de 2004

Ennio Morricone & Dulce Pontes - Focus (CD, 2004)

Apreciação final: 7/10

Ennio Morricone é provavelmente o compositor mais falado do século XX, muito por culpa das mais de 500(!) bandas sonoras que compôs. Neste registo, depois de já ter colaborado com a cantora na canção "A Brisa do Coração", para o filme Afirma Pereira, o maestro junta-se à portuguesa Dulce Pontes e recupera alguns dos temas clássicos do seu songbook, aproveitando também temas que fazem parte do património musical de Portugal. De entre as canções retiradas de filmes, destaque para "A Rose Among Thorns" (de A Missão), a arrepiante "Your Love" (de Era Uma Vez No Oeste) e "Cinema Paradiso" (do filme com o mesmo nome).

A orquestração singular deste trabalho, o talento de composição de Morricone, em junção com a voz única da diva Dulce Pontes, conferem a este disco uma grandiosidade ímpar, digna de despertar sumptuosos cenários na nossa mente e fazer recordar momentos esporádicos de magia da sétima arte. Este disco merece ser tratado como um documento solene, um registo soberano da excelência da música, uma ode made in heaven à perfeição da voz. Recomendável, uma obra-prima.

1 comentário:

Silence disse...

Apesar deste trabalho fugir um pouco á missão de Dulce Pontes, a sua versatilidade volta a espantar o público. Este trabalho foi a união perfeita de compositor e interprete.Para os que não conheciam o maestro, esta é a oportunidade de o descobrirem.