sexta-feira, 12 de novembro de 2004

Fantômas - Fantômas (CD, 1999)

Apreciação final: 7/10

O projecto Fantômas é mais uma das inúmeras metamorfoses de Mike Patton. Aqui, o cantor faz-se acompanhar por Buzz Osborne (guitarrista dos Melvins), Trevor Dunn (baixista dos Mr. Bungle) e Dave Lombardo (baterista dos Slayer). Este trabalho, de título homónimo, foi o primeiro deste quarteto de luxo e é um disco apóstata, renegador das convenções do rock moderno. Antes de ouvirem este registo, esqueçam tudo o que escutaram até hoje. Preparem-se para um experiência sem igual, durante os quarenta e três minutos duma suposta banda sonora original, inteiramente composta por Patton, para uma história de banda desenhada, pseudo-intulada "Amenaza Al Mundo". O alinhamento contém 30 mini-faixas, numeradas pelas páginas imaginárias do comic book.

Fantômas é um trabalho completamente original, satiricamente não convencional, em que Patton usa a voz como um instrumento, vociferando sílabas indecifráveis, num estilo onomatopaico. O talento dos quatro músicos é a nota dominante, o produto final é magnífico e diabolicamente arrebatador.

Se esperam algo na linha dos Faith No More ou dos Mr. Bungle, esqueçam. Mas se são suficientemente open-minded para receber a suprema inovação, preparem-se para idolatrar Fantômas.

Sem comentários: