Depois de alguns anos dedicados à especulação em torno das diversas fonéticas produzidas por uma guitarra eléctrica e a interacção desse discurso tonalmente heterogéneo com o silêncio e o espaço, assim se compondo uma idiomática mais ou menos "ambiental", Rafael Toral divorciou-se das cordas que o acompanharam na (pouco mediática) consagração no espaço vanguardista luso. Space, do ano transacto, foi o preâmbulo de uma ambiciosa redefinição de processos e consequente novo ciclo na vida do músico, apresentando um dialecto sonoro feito de sintagmas electrónicos de ferramentas de construção própria (o amplificador portátil modificado tornou-se imagem de marca de Toral). Além da reformulação sistémica da música (ou como mais convém chamar-lhe, "ensaio de sons"), em réplica ao espírito inquieto de Toral, sempre à procura de limites desconhecidos para as certezas físicas do som, o álbum desvendava outro desassossego: a necessidade de interacção. Para essa permanente (e irrefreável) sondagem de formas de comunicação entre som e espaço, denominador comum ao conjunto da obra de Toral, já não chegava a coerência da união entre músico e instrumento. O segundo capítulo do Space Program prossegue na estruturação dessa originalíssima forma de expressão, com recurso ao feedback e estática que nascem da coreografia instantânea do músico em interacção com os artefactos "instrumentais" que criou. O domínio de Toral (aqui ele está só, não tem ajudas de outros como em Space) sobre os esparsos (porque o silêncio continua a ser uma carta deste baralho) e vibrantes fraseados experimentais é completo e faz de Space Solo 1, ainda que com uma excitação menos robusta do que a do antecessor (organicamente mais preenchido), um consistente exercício prático de um cientista do som em diligências para somar vocábulos originais à semântica quase estagnada dos sons de vanguarda.
Posto de escuta Portable Amplifier
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