domingo, 27 de maio de 2007

Von Südenfed - Tromatic Reflexxions




A combinação tem tanto de promissora como de improvável. Imagine-se só: Mark E. Smith, o guru dos pitorescos e míticos (e muitas vezes subvalorizados) The Fall, a fazer equipa com Jan St. Werner e Andi Toma, ambos mestres do psicadelismo sintético nos Mouse on Mars. A confluência de ideias nem é nova (Mark. E Smith já tinha figurado no vinil Wipe that Sound, editado há três anos pelos alemães) mas é a primeira vez que os três dão à convergência um corpo ultimado, a que chamaram Von Südenfed. E a coisa acaba por tornar-se, mais do que uma mera edição contemporânea meritória, um interessantíssimo (e suculento) acontecimento histórico, por reunir o lendário espírito de motim do pós-punk britânico - de que Mark E. Smith é um dos mais louváveis embaixadores - com a esquizofrenia e o experimentalismo IDM-pós-techno que os germânicos ensaiam há mais de uma década. Vistas bem as coisas, a substância electrónica dos Mouse on Mars é no seu subliminar extremismo, na abstracção e na tendência para produzir, com o ruído, alguns profícuos conflitos de sons, o melhor suprimento para a mente sobressaltada e as alienações visionárias de Smith. O enlace orgânico das composições é surpreendente, sem sobrepor uma das partes à outra e, com isso, Tromatic Reflexxions percorre convincentemente as tendências recentes da electrónica dançável, aceitando as coordenadas vocais excêntricas e perversas do anti-herói rock Smith. O desfecho dessa venturosa digressão, com escalas mais ou menos evidentes na música de vários quadrantes dos últimos trinta anos, a despeito de um ou outro momento menos inspirado, é pouco menos do que sublime. E fazem-se mais claras as proveniências da confessada (e justificadíssima...) admiração de James Murphy por Mark E. Smith.

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