terça-feira, 19 de outubro de 2004

A Vila (Filme, 2004)

Apreciação final: 5/10

Uma pequena comunidade rústica do século XIX, cercada por bosques guardados por criaturas assombrosas, é o mote para o novo filme de M. Night Shyamalan. A apimentar o suspense, o incomum compromisso dos camponeses de não entrar nas terras da floresta, votando-se a si mesmos a um isolamento voluntário. Quando Lucius Hunt (Joaquin Phoenix), um jovem temerário da aldeia, decide quebrar essa regra, em busca de medicamentos, o antigo pacto é adulterado, pondo em risco o porvir da pitoresca comunidade. E à medida que os factos se precipitam, verdades ignoradas são reveladas...

Shyamalan tornou-se instantaneamente um realizador de culto, graças à originalidade dos seus argumentos e aos inopinados finais dos seus filmes. Foi assim que com O Sexto Sentido (1999) - hoje reconhecido como uma obra-prima do suspense e o seu melhor filme - firmou o seu cunho no cinema. A esse, seguiram-se O Protegido (2002), assente num enredo inteligente, e Sinais (2002), uma incursão ao fantasioso tema da vida alienígena. Em A Vila, o argumento é bem ideado e encadeado, sendo-lhe somada com perícia uma sensação de temor que captura o espectador. A dinâmica do filme é hábil, traçando uma insistente linha de sobressalto que permanece até perto do fim da película. Todavia, as expectativas são goradas por um final não tão inesperado e, mais do que isso, perfeitamente inverosímil. Se nos filmes anteriores de Shyamalan, ao discernimento de uma boa história se juntava uma dose astuta de realismo, em A Vila tal não sucede. O termo do filme, afinal uma das facetas mais consistentes da curta carreira do realizador/produtor/argumentista, é uma desilusão. O espectador é aliciado, puxado para um clímax que não sobrevem: a decepção medra.

Ainda assim, uma anotação de destaque para a exímia interpretação de Bryce Dallas Howard (Ivy Walker) e para o ameno tresvario da personagem de Adrien Brody (Noah Percy), sem esquecer os consagrados William Hurt (Edward Walker), Joaquin Phoenix (Lucius Hunt) e Sigourney Weaver (Alice Hunt). Os cenários são completos e minuciosos mas a fotografia poderia ser melhorada.

Sem comentários: