segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Stomp - Out Loud (DVD, 1999)

Apreciação final: 8/10


Valendo-me do pretexto das próximas actuações dos Stomp em Portugal, peguei neste DVD e coloquei-o no leitor. Não tinha deslembrado a excelência dos Stomp, apenas queria recordar os impulsos de arroubo que preenchem as quimeras de quem assiste a um espectáculo deste colectivo de músicos/dançarinos.

Para quem não conhece, a fórmula é singela: tornar música o som de objectos banais e rematar esses ruídos numa coreografia flamante. Neste DVD, além de trechos de uma actuação especialmente preparada para gravação, uma nota de destaque para a inclusão, pela primeira vez em vídeo, do inovador mini-filme Brooms, nomeado, em 1996, para o Óscar e para a Palma de Ouro de Cannes (Curta-Metragem).

Os Stomp são uma combinação explosiva de música, dança, ritmo e teatralização. Neste registo, a originalidade é um ensinamento, o resultado é memorável. Os Stomp recorrem aos mais vulgares sons do quotidiano (vassouras, contentores de lixo, bolas de basket, facas de cozinha) e produzem a mais energética e surpreendente extravagância musical.

Sem comentários: