quinta-feira, 21 de outubro de 2004

João Gilberto - In Tokyo (CD, 2004)

Apreciação final: 7/10

João Gilberto é um dos nomes incontornáveis da música brasileira. Deixá-lo a sós num palco, na companhia da sua guitarra e ouvi-lo tocar alguns clássicos da sua carreira e da bossa nova é privilégio raro. Esse é o propósito deste disco, servindo-se de actuações ao vivo d' O Mito - como é conhecido no Brasil - em terras nipónicas.

Baiano de nascimento, João Gilberto começou a tocar guitarra aos catorze anos, teve uma mocidade buliçosa e um começo de carreira titubeante. Hoje, é um dos principais ícones da bossa nova, tendo colaborado com as principais figuras da música brasileira, embora não se abeirando dos façanhas comerciais dos seus parceiros. Ainda assim, o estatuto de João Gilberto é inabalável e afiança-lhe um lugar na história da música mundial.


Neste registo, ao longo de 15 faixas, o músico tem uma performance notável, comemorando temas de sua autoria e adoptando clássicos como "Doralice" e "Rosa Morena"(Caymmi), "Wave" e "Este Seu Olhar"(Jobim). O disco é quente e familiar, tal como soam os acordes que vestem a voz de João Gilberto.

Sem comentários: