segunda-feira, 28 de março de 2005

George Orwell - 1984

Este é provavelmente o mais célebre romance de George Orwell tendo sido publicado pela primeira vez em 1949. Foi projectado pelo autor desde 1943, mas, no entanto só pôde ser redigido entre 1947 e 1948 em plena eclosão da tuberculose que haveria de ser responsável pela sua morte.

Através de uma engenhosa alegoria o escritor elabora uma previsão satírica e pessimista do mundo em que a repressão e o controlo constituem os alicerces da sociedade totalitária vigente em 1984. Retrata o paroxismo de um sistema ditatorial caracterizado por um evidente avanço tecnológico no qual não há lugar à improvisação, tendo todos os elementos da engrenagem o dever inexorável de cumprir o seu papel conforme os trâmites instituídos. Mediante um sistema de vigilância contínua e uma propaganda manipuladora observa-se uma obediência cega ao Big Brother, a figura central da tirania e aquele que tudo vê, inculcando o medo nas populações.

Uma obra perfeitamente actual apesar de ter sido escrita há mais de meio século. Se entendida como uma profecia pode ser inquietante mas se percebida como apenas uma crítica mordaz criada no clima de instabilidade do pós-guerra é apenas mais um bom livro que, como qualquer outro bom livro, dá que pensar.

Sem comentários: