sexta-feira, 4 de março de 2005

Tweaker - 2 A.M. Wake Up Call

Apreciação final: 7/10
Edição: Waxploitation/BMG, Abril 2004
Género: Rock Alternativo/Electrónica



Antigo membro dos Nine Inch Nails, Chris Vrenna é a cabeça dos Tweaker. O corpo sonoro é sombrio e melodioso, algo teatral e industrial. Um pormenor: Vrenna não canta no disco, antes convidou ilustres vocalistas como David Sylvian, Jennifer Charles (Elysian Fields), Will Oldham e Robert Smith (Cure), entre outros. A orgânica do registo é aprimorada, contemplando ingredientes electrónicos acurados, cruzados parcimoniosamente com a guitarra de Clint Walsh.

A onda sad do disco é infundida em ritmos tardos, pontuados com polidez pela(s) voz(es). Nelas reside a versatilidade maior de 2 A.M. Wake Up Call: não é um trabalho enfadonho, retém o interesse do auditor até à última faixa. Cada composição evolui segundo vectores próprios, constrói a sua fracção livre de um universo comum que só se fecha na conjunção das doze faixas e que tem três faces: puro talento, electrónica de elite, rock.

2 A.M. Wake Up Call é um daqueles discos que apetece ouvir vezes sem conta, até descobrir-lhe todas as minudências, todos os pormenores que se escondem nas texturas intrincadas do som. E eles são muitos. Não apetece acordar às duas da matina para o escutar?

Sem comentários: