terça-feira, 15 de março de 2005

4 discos em 4 parágrafos


Sage Francis - A Healthy Distrust


Apreciação final: 8/10
Edição: Epitaph, Fevereiro 2005
Género: Rap Underground

Sage Francis é nome de culto da cena underground, adepto da metáfora vitriólica como arma de arremesso, acolhedor do espírito rap. Neste A Healthy Distrust, Sage Francis percorre transversalmente esse universo, recupera-o à sua postura essencial, integrando-o inteligentemente com outras influências sonoras que conferem ao disco o toque ecléctico. A transcendência fica provada pelo patrocínio de Will Oldham (a.k.a. Bonnie "Prince" Billy) à excelente "Sea Lion". O resto é feito em discurso directo, provocador e incitativo, um verdadeiro manifesto activista, também politicamente polémico e introspectivo. A Healthy Distrust é rebelde e conjuga substância com estilo. Galvanizador.






Kaiser Chiefs - Employment


Apreciação final: 7/10
Edição: Universal, Março 2005
Género: Indie Rock/Pós-Punk

Os Kaiser Chiefs integram-se na recente reinvenção do rock britânico e que, entre outros, trouxe à ribalta bandas como os Franz Ferdinand, os Futureheads, os Bloc Party e os Dogs Die In Hot Cars. A proposta é simples: rock descomprometido, com tiques de electroclash e Devo ou Red Hot Chilli Peppers(!), numa atmosfera versátil e divertida que provocantemente ostenta uma miscelânea ponderada de estilos. Os rapazes de Leeds saiem-se bem, ainda que lhes falte aquela pontinha de genialidade que faz a diferença entre um disco mediano e uma obra prima. Employment não atinge tal estatuto mas oferece-nos ensejo adequado para uma visita ao mais moderno rock do Reino Unido.






The Others - The Others


Apreciação final: 6/10
Edição: Mercury, Março 2005
Género: Indie Rock

Imprevisibilidade. Este é o conceito base do rock dos The Others, marcado por uma envolvente contagiante de irreverência, num estilo solto e desassombrado e assumidamente agitado. As vocalizações do controverso Dominic Master (namora com um transexual a quem dedica o tema "Johan" e consome regularmente drogas) sublinham essa condição, acrescentando-lhe a rebeldia que locupleta o tacto e sentido de proporção das composições. Ainda assim, apesar de ser um disco estimulante, The Others não traz nada de defintivamente novo e assina por baixo do denominador comum da mediania.




Black Label Society - Mafia


Apreciação final: 6/10
Edição: Artemis Records, Março 2005
Género: Hard-Rock

Zakk Wylde é o nome por detrás do projecto Black Label Society. Para os desconhecedores, o homem foi guitarrista de suporte do mediático Ozzy Osbourne. De resto, essa ligação preenche o espaço sónico de Mafia, já que o tom do disco se abeira, as mais das vezes com jeito de plágio, dos preceitos musicais de Osbourne. Dito isto, é escusado mencionar que as referências musicais vêm do hard-rock herdeiro dos 70's, das guitarras sonantes e das baladas choradinhas quase obrigatórias neste tipo de edição. Rock para fãs.

Sem comentários: