sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Mozart e o Postal Musicado

Comemoram-se hoje os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Em jeito de homenagem ao génio do compositor austríaco, o apARTES inaugura um novo espaço, integrando uma peça do repertório do prodigioso músico. Trata-se do segundo andamento - um adágio - da Sonata para Piano KV576, em Ré Maior, interpretado pela consagrada pianista portuguesa Maria João Pires. A gravação está disponível numa edição da etiqueta Deutsche Grammophon, lançada em 1991.


O novo espaço do apARTES, sugestivamente apelidado de Postal Musicado, servirá como repescador de memórias e nele desfilarão, diariamente, amostras de música que, desta ou daquela forma, nos influencia(ra)m a todos. A escolha é subjectiva, assenta num critério meramente pessoal, sem horizontes temporais e sem limites de género. Uma composição nova será adicionada todos os dias. Ainda em testes, no início desta semana, foram publicadas duas canções que certamente farão as delícias de muitos melómanos: "Hallelujah", um original de Leonard Cohen, aqui na voz do malogrado Jeff Buckley e "Belly of an Architect", peça inconfundível do prolífico maestro belga, Wim Mertens, apresentada numa gravação ao vivo em Portugal.

Pode aceder ao Postal Musicado e escutar estas composições clicando aqui ou na imagem que encontra na coluna direita do apARTES.

Os meus sinceros agradecimentos a todos os que continuam a visitar este espaço e, em virtude disso, a dar-me o estímulo necessário para continuar a melhorá-lo e a dar-lhe vida.

Sem comentários: