quinta-feira, 28 de abril de 2005

Tarwater - The Needle Was Travelling

Apreciação final: 7/10
Edição: Morr Music, Março 2005
Género: Pós-Rock/Electrónica Experimental/Indie Rock







Os alemães Bernd Jestram e Ronald Lippok (To Rococo Rot) desenharam o projecto pós-rock Tarwater e alvitram, no quinto registo da sua carreira, texturas sónicas suculentas, marcadas pela presença de guitarras cristalinas, elementos electrónicos espaciais e vocalizações melífluas. As fatais comparações com os To Rococo Rot são prontamente vencidas pelo imediatismo das composições de The Needle Was Travelling, onde vinga uma certa opulência vanguardista que suporta o tom melodioso e acústico do disco. A junção electrónico-acústica deste registo reduz o peso dos computadores, tão notado em trabalhos anteriores, e funciona com primor em persistente apelo à redescoberta de cada nota do álbum. Pleno de urbanidade, feito de histórias do quotidiano e abeirando-se inteligentemente de um tom motejador, The Needle Was Travelling faz sofisticada psicologia sonora e esgueira-se habilmente a redutoras tipificações.

Melodias garbosas, letras rectas, inflexões ponderadas e batidas sincopadas compõem The Needle Was Travelling. A única ressalva: a tendência repicada de algumas faixas e o acento monocórdico da voz de Lippok podem resvalar, em ouvidos menos treinados, para a monotonia. Domados esses laivos de deslustre, o disco é conceptual e assume-se como uma narrativa audaz e apurada de instantes ligeiramente sombrios, quase nocturnos, e que deve ser descoberto pausadamente, até se lhe perceberem os distintos méritos que se ocultam na intrincada matiz das composições.

Sem comentários: