quarta-feira, 27 de abril de 2005

Antes do anoitecer

Há nove anos atrás, recordo-me de ter visto um filme, que inevitavelmente acabou por representar um marco no meu universo cinematográfico de adolescente e que, por essa razão, se tornou um filme de culto entre os meus amigos, tendo juntos partilhado conversas e recordações, inspiradas na história de duas personagens que se conhecem em Viena, no meio de um Inter Rail e que, vivem uma história de amor, durante um dia. Este filme é o belo "Before Sunrise".

Confesso que, quando soube do lançamento do novo filme de Richard Linklater, fiquei um pouco apreensiva.Isto porque já tinha fantasiado tanto sobre o final da história, que não sabia se seria justo desfazer todas as imagens construídas, até então.Pensava não conseguir imaginar que tipo de sucessão poderia seguir-se, sem estragar a incerteza de um possível encontro, que ficara no ar e pairou na cabeça de tantos espectadores. Até que resolvi não adiar mais e hoje descobri o que se seguiu: "Before Sunset".

Apenas vos posso dizer que, na minha opinião, o filme é de uma fidelidade à vida estonteante.A história sustenta-se, novamente, nas 2 personagens interpretadas por Ethan Hawke e Julie Delpy, actores que se entregam ao argumento com uma sinceridade absolutamente notável. O filme é comovente, uma fonte de reflexão sobre os relacionamentos da actualidade, as nossas expectativas, ansiedades e inquietudes. Uma vez mais, as 2 personagens encontram-se num cenário romântico europeu, conduzindo o espectador num diálogo, quase espontâneo, onde a condição humana é questionada, de forma excitante, complexa e, ao mesmo tempo, inteiramente generosa.

Como na vida, no final deste filme, ficamos também a pensar como teria sido, se...ou como será...
A não perder!

1 comentário:

gonn1000 disse...

Um belo filme. E também gostei do blog, que ainda não conhecia. Continuem com as sugestões...