segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

77.ª edição dos Óscares - Vencedores

Nesta madrugada foram anunciados os vencedores da 77.ª edição dos Óscares. Sem grandes surpresas, Million Dollar Baby, o filme de Clint Eastwood foi o grande vencedor da noite, recolhendo as estatuetas de melhor filme, realizador (Clint Eastwood), actriz (Hillary Swank) e actor secundário (Morgan Freeman). Ainda não foi desta que Martin Scorsese conseguiu o desejado galardão da realização mas O Aviador foi consagrado com cinco óscares, embora em categorias menos mediáticas: actriz secundária (Cate Blanchett), direcção artística, fotografia, guarda-roupa e montagem.

Na categoria de actor principal, tal como era considerado na generalidade das previsões, Jamie Foxx foi distinguido pela sua representação de Ray Charles, na fita Ray. Noutras categorias, uma nota para Sideways de Alexander Payne, merecedor do prémio para argumento adaptado e Despertar da Mente que arrecadou a distinção para melhor argumento original.

Veja aqui a lista de vencedores da noite.

Um pequeno pormenor: na mesma noite a Academia premeia dois filmes (Mar Adentro para melhor filme estrangeiro e Million Dollar Baby) que abordam frontalmente a polémica da eutanásia. Sinal de mudança?

Sem comentários: