sábado, 19 de fevereiro de 2005

Os novos trilhos do Punk

Street Dogs - Back To The World
Apreciação final: 7/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Punk Revivalista/Punk-Pop/Punk Alternativo




Mike McColgan esteve ligado aos Dropkick Murphys e é hoje o frontman dos Street Dogs. Este é o seu mais recente trabalho. O disco é puro punk a la Green Day, a roçar o pop, três ou quatro acordes, uma voz nasalada e muita energia. A proposta é honesta, tem pitadas de boa composição e encaixa no senso comum do punk. Isso retira-lhe espontaneidade? Nem por isso. O quinhão maior das canções é apelativo, quase contagiante, fica no ouvido e isso não tem que ser mau. Não obstante, as faixas não residem apenas no simplismo punk. McColgan e seus pares abraçam outras influências, descarregam-nas com ponderação e produzem um dos melhores tomos punk dos últimos tempos. Para fãs e não só. Ouvir com insistência.



Strike Anywhere - To Live In Discontent
Apreciação final: 6/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Punk Revivalista/Hardcore



A mais recente edição dos Strike Anywhere recolhe o EP Chorus Of One (2001), alguns outtakes do álbum Exit English (2003) e material não lançado. O registo resulta bastante lacónico, ajunta a incendiária consciência activista da banda e acaba por ser um ajustado cartão de visita dos Strike Anywhere. É certo que o hardcore do colectivo americano não é dos mais hostis, nisso desgostando os fãs mais puristas do género, mas consegue K.O. técnico na rebeldia, no confronto e no destemido afrontamento do sistema. A título de exemplo, provando que os rapazes são exímios atiradores, a dada altura escrevem: "Poverty is the biggest and strongest jail that the government ever built". Esclarecedor?



NOFX - The Greatest Songs Ever Written: By Us
Apreciação final: 6/10
Edição: Novembro 2004
Género: Punk/Punk-Pop/Punk-Teen



Os californianos NOFX celebraram vinte anos de carreira com a edição de um best of. Estranho propósito (ou ironia maior?) vindo de uma banda que renega a exploração das editoras. A proposta contempla as melhores composições do irreverente colectivo americano. Não deixa de ser divertido olhar sobre o ombro e recordar temas como "Linoleum", "Bottles To The Ground" ou "Thank God It's Monday", entre outros. Certamente, ninguém espera canções magníficas dos NOFX; eles não são isso. Os NOFX são uma veterana entidade formada em partes iguais pelo ócio, a irreverência, o álcool e o punk. Os Green Day ou os Offspring não ouvem isto? The Greatest Songs Ever Written: By Us é um entretém inocente, quase imprudente, manifesto próprio da impubescência eterna dos NOFX.



Kill Your Idols - From Championship To Competition
Apreciação final: 3/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Hardcore Punk



Os Kill Your Idols existem? A questão não é zombeteira, a música do colectivo é tão estafada que parece recalcada de outros grupos, sem chama, tenta pescar adeptos sem engodo. From Championship To Competition é um registo que segue os princípios básicos: voz agressiva, guitarras em algazarra, batidas rápidas e composições com ejaculação precoce. Adeptos de música fastidiosa e parada no tempo, corram a comprar este disco. Sequazes da evolução, esqueçam os Kill Your Idols.



Champion - Promises Kept
Apreciação final: 5/10
Edição: Agosto 2004
Género: Harcore Punk



Distorções poderosas em pulsações velozes, voz em alaridos cliché e muita transpiração. Este é o preceito dos americanos Champion, seguidores do revivalismo punk. O resto resume-se a uma frase: prá-frente-é-que-é-caminho. Num género musical que pende para a repetição, às composições dos Champion é injectada alguma emoção, na combinação de vectores de um serviço mínimo de versatilidade. Os Champion tocam tangencialmente o punk, aceitam a interferência mas afastam-se dela com paixão suficiente para merecerem distinção. Promises Kept é convicção, persistência, melodia, paixão e old school hardcore. Fim de modorra.

Sem comentários: