quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Deerhoof - The Runners Four

Apreciação final: 7/10
Edição: Kill Rock Stars, Outubro 2005
Género: Noise Rock/Experimental/Pós-Rock
Sítio Oficial: http://deerhoof.killrockstars.com








O entusiasmo pela experimentação, os esquemas do noise, um sentido melódico invulgar e uma voz de colegial perversa são os ingredientes substanciais do pandemónio dos Deerhoof. Desta vez, porém, o grupo de São Francisco decidiu serenar um pouco e concebeu um disco que se desvia da intensidade apaixonada de outros trabalhos, focando a exuberância sonora numa toada mais pausada, menos rebelde e, sobretudo, procurando uma abordagem mais subtil ao tradicional desalinho de ideias. Das estruturas caóticas e do ruído noise rock resta pouco neste The Runners Four, ainda que a dinâmica inconstante e as variações continuadas nas melodias revelem o traço usual do colectivo americano. A criatividade sai incólume do processo de desaceleração de ritmos, ao ponto de a banda apresentar um dos seus desempenhos mais eclécticos, trocando o grotesco pelo sensível, numa evocação catártica das anomalias do amor. The Runners Four é um álbum contextualmente sentimental e, ao invés de confiar na imprevisibilidade do som típico do quarteto, refugia-se no conforto de uma extensão mais convencional para captar o regozijo inato destes músicos e moldá-lo a um oferecimento menos efusivo. Mas não menos inspirado. Em boa verdade, as canções (se assim se podem chamar) são menos extremistas mas não deixam de acrescentar outros traços à marca sonora dos Deerhoof. O quilate dos predicados pop de Satomi e companhia é exibido num jeito simples, mostrando um segmento menos revelado na banda, sem espasmos, sem contracções, sem explosões de adrenalina.

The Runners Four sacrifica os devaneios experimentais do grupo e abeira-se do trato das convenções pop, com composições a rondarem os três minutos e a encaixarem em métricas melódicas mais acessíveis. O lado espásmico e multidimensional do rock parece ter sido vencido por um jogo musical mais aberto, de maquinações mais subtis e menor risco. Ainda assim, The Runners Four é um tomo de canções que (a)prova as aptidões dos Deerhoof em terrenos pouco explorados (por eles). Contudo, se os Deerhoof querem introduzir novidades num universo abundante em tresvarios e o fazem à custa da aproximação a convenções que habitualmente rejeitam, o gesto torna-se destemido. Mas a verdade é que eles o fazem com distinção e ainda afrontam ironicamente o auditor ao fecharem o disco com "Rrrrrrright", uma composição no melhor estilo Deerhoof, como que afirmando o efectivo móbil de The Runners Four: tomem lá um álbum pop que a gente já volta!

2 comentários:

John Holmes Reys disse...

Apesar de não ser um confesso admirador do art punk, gostei de algumas canções a que acedi no site oficial e que me fazem lembrar algumas melodias dos Sonic Youth. Um abraço a todos.

Sérgio Hydalgo disse...

Gostaria de vos deixar, neste espaço, uma sugestão de webradio.

Má Fama – Libertinagem no Éter é um programa semanal que procura, numa hora, divulgar música aventureira, livre e não formatada de mãos dadas com o Sol# e Dó#.

A emissão realiza-se todas as Segundas-Feiras às 22horas, repetindo aos Sábados às 17horas na Rádio do Instituto Superior Técnico. Para ouvir basta aceder a http://radio.ist.utl.pt ou clicar num dos seguintes URL (evitando assim engarrafamentos no hiperespaço):

34kb – http://ri3.ist.utl.pt:8000/riist32.mp3.m3u
64kb – http://ri3.ist.utl.pt:8000/riist.mp3.m3u
128kb – http://ri3.ist.utl.pt:8000/riist128.mp3.m3u


Para + info (Playlists, Feedback e URLs): http://mafama.blogspot.com


Desde já agradeço a possibilidade de divulgar a Má Fama neste espaço.