domingo, 9 de outubro de 2005

Richard Hawley - Cole's Corner

Apreciação final: 8/10
Edição: Mute, Setembro 2005
Género: Indie Pop-Rock/Folk/Cantautor
Sítio Oficial: www.richardhawley.co.uk








Ele foi (ao que parece ainda é...) guitarrista de suporte dos britânicos Pulp mas, escondido clandestinamente por detrás de uma voz barítona e côncava, há em Richard Hawley um compositor de escol. Cole's Corner é o quarto capítulo, talvez o mais inspirado, de uma aventura solitária iniciada há cerca de quatro anos. Mantendo o tom intimista (e emocional) consagrado nos trabalhos prévios, Hawley concebe um corpo homogéneo de canções que, rematadas por poemas de lisura melancólica, remontam na mente do auditor as formas da emoção romântica, sem ampliações ou desajustes. Essa noção de proporção é, além da superior casta de composições e arranjos e da voz robusta de Hawley, a impressão mais tocante de um álbum onde tudo parece convenientemente arrumado junto a um altar de veneração de Roy Orbison, Eddie Cochrane, Gene Vincent ou Johnny Cash. Daí decorre o indesmentível cunho retro das músicas que, sem caírem em desmandos anacrónicos, têm um impagável efeito bâlsamico nos melómanos nostálgicos da country-pop de outrora. Cole's Corner é isso mesmo: a oração musicada de um compositor que achou o seu nicho num esconderijo apartado (por quanto tempo mais?) do mainstream, um recanto mágico de um presente feito do antanho, para onde convergem afectos e desgostos, paixões e desencantos que servem de pulso e inspiração.

Conjugando o amor, a perda, o lamento e a saudade com um fundo musical distinto, Hawley desarma as fronteiras do tempo, firma indelevelmente a sua assinatura musical e, mesmo sem remexer o universo, deixa-nos uma obra nostálgica e imaterial. Baptizado com o nome de um renomado ponto de encontro de Sheffield (a cidade natal do músico), Cole's Corner é uma peça de ourivesaria musical, uma confidência íntima, um penetrante retrato da emoção. Ao ouvir o último de Hawley só apetece dizer, em jeito de convite: Sábado no Cole's Corner à mesma hora?

Procure na grafonola as faixas "Cole's Corner", "Just Like the Rain", "Wait For Me", "I Sleep Alone" e "Who's Gonna Shoe Your Pretty Little Feet?"

Sem comentários: