terça-feira, 17 de maio de 2005

The Go-Betweens - Oceans Apart

Apreciação final: 8/10
Edição: Yep Roc Records, Maio 2005
Género: Indie Pop







Os australianos The Go-Betweens há muito tomaram um posto privilegiado na quintessência do universo da pop alternativa, especialmente à custa do sublime 16 Lovers Lane (1988), obra incontornável da carreira do ensemble de Brisbane. Curiosamente, foi depois da edição desse mítico disco que o grupo se desmembrou, defraudando o culto de uma numerosa legião de séquitos. O reencontro viria inevitavelmente a acontecer em 2000 com The Friends Of Rachel Worth. Oceans Apart é o terceiro lançamento da segunda vida dos The Go-Betweens e facilmente se distingue dos irmãos mais recentes, simbolizando os momentos mais inspirados desde 1988.

A produção do disco - a cargo de Mark Wallis que havia produzido 16 Lovers Lane - é soberba, elevando o som do grupo a uma limpidez imaculada, nem sempre audível noutros álbuns. Desta vez, os arranjos de cordas foram sensatamente trocados por sápidos instantes de sopros e metais que, aqui e ali, pontuam notas de inovação. Depois, as composições melódicas de Forster e McLennan são iridescentes e polidas, como que buriladas até ao mais ínfimo pormenor da delicadeza romântica da sua medula.

Oceans Apart revigora a energia do colectivo australiano, captando a substância originária de antanho e acrescentando-lhe, na simbiose musical ingénita de Forster e McLennan, o privilégio rigoroso da unidade, mediante a integração assisada da melodia, dos coros vocais harmónicos e das instrumentais sedutoras. Oceans Apart propõe um interessante axioma: é a consagração definitiva da segunda encarnação dos The Go-Betweens. Cabe-nos usufruir do momento.

Sem comentários: