6/10
Beggars Banquet
2007
www.devastations.net
Apesar de terem as suas raízes na Austrália, os Devastations radicaram-se em Berlim ainda numa fase prematura do seu percurso, talvez em busca da emancipação mediática das apressadas (e castradoras) comparações com que a imprensa especializada do seu país os considerava a nova descendência de Nick Cave. É certo que não devem desconsiderar-se algumas analogias estruturais entre a proposta musical deste trio e o legado das melancolias Cave, mas a música dos Devastations sempre foi mais do que um mero pastiche desse substrato. Neste terceiro registo são peremptórias as afirmações de identidade do trio aussie, desde logo na reinvenção de uma estética outrora tingida por insinuações "góticas" e por uma toada baladeiro-depressiva (no que também lhes rendeu algumas comparações com os Tindersticks) e, agora, importadora de um certo vanguardismo instrumental, seja pela incorporação de ruídos etéreos (muito ao estilo dos capítulos berlinenses de Bowie) ou pela introdução de electrónicas espectrais. Também o registo vocal de Conrad Standish (uma das vozes do trio) está menos mimético (em Coal, de 2006, ele parecia um sucedâneo de Stuart Staples) e menos rígido, ensaiando inflexões tonais não conhecidas antes. Porém, apesar das vantagens orgânicas que essas variações trouxeram à música dos Devastations, Yes, U revela alguns auges de criatividade ("Black Ice", "Rosa", "The Pest" ou "Mistakes"), num misto trip-hop-slowrock sombrio, mas desaponta a maior parte do tempo, mormente na previsibilidade ou, mais do que isso, na monotonia das composições.
Posto de escuta MySpace
Beggars Banquet
2007
www.devastations.net
Apesar de terem as suas raízes na Austrália, os Devastations radicaram-se em Berlim ainda numa fase prematura do seu percurso, talvez em busca da emancipação mediática das apressadas (e castradoras) comparações com que a imprensa especializada do seu país os considerava a nova descendência de Nick Cave. É certo que não devem desconsiderar-se algumas analogias estruturais entre a proposta musical deste trio e o legado das melancolias Cave, mas a música dos Devastations sempre foi mais do que um mero pastiche desse substrato. Neste terceiro registo são peremptórias as afirmações de identidade do trio aussie, desde logo na reinvenção de uma estética outrora tingida por insinuações "góticas" e por uma toada baladeiro-depressiva (no que também lhes rendeu algumas comparações com os Tindersticks) e, agora, importadora de um certo vanguardismo instrumental, seja pela incorporação de ruídos etéreos (muito ao estilo dos capítulos berlinenses de Bowie) ou pela introdução de electrónicas espectrais. Também o registo vocal de Conrad Standish (uma das vozes do trio) está menos mimético (em Coal, de 2006, ele parecia um sucedâneo de Stuart Staples) e menos rígido, ensaiando inflexões tonais não conhecidas antes. Porém, apesar das vantagens orgânicas que essas variações trouxeram à música dos Devastations, Yes, U revela alguns auges de criatividade ("Black Ice", "Rosa", "The Pest" ou "Mistakes"), num misto trip-hop-slowrock sombrio, mas desaponta a maior parte do tempo, mormente na previsibilidade ou, mais do que isso, na monotonia das composições.
Posto de escuta MySpace
Sem comentários:
Enviar um comentário