terça-feira, 13 de novembro de 2007

Venetian Snares - My Downfall (Original Soundtrack)

7/10
Planet Mu
2007
www.venetiansnares.com



Embora tenha experimentado um trajecto consistente desde as fundações, o canadiano Aaron Funk (é ele quem assina como Venetian Snares) apenas viu reflexos mediáticos do seu trabalho há um par de anos, com o impressivo Ross Csillag Allat Szuletett, opus magno do seu catálogo, onde ensaiou afinidades improváveis entre a sua hiperactiva e impaciente máquina de beats e fragmentos de música erudita - alguns dos quais importados de Béla Bartók - ou da órbita jazz. Não obstante a aparente "conflitualidade" estética dos géneros, a verdade é que a mescla, além de empreender genuínas pérolas (a título de exemplo, escute-se "Öngyilkos Vasárnap" e a magnífica integração de um sample de "Gloomy Sunday", clássico de Billie Holiday, de 1933), também mostrou o engenho de Funk na hora de afinar convergências e montar cenários comuns entre a "agressividade" típica das suas electrónicas breakcore e a oposição plácida dos elementos clássicos.

Sabendo-se dessa expressão simbólica que Ross Csillag Allat Szuletett tem no catálogo de Aaron Funk, é de uma sublime ironia que o primeiro álbum em que são retomados alguns pressupostos conceptuais desse disco seja baptizado de My Downfall (Original Soundtrack). Não se tratando de uma banda sonora para a sétima arte, é como se voluntariamente o músico/compositor assumisse o casamento breakcore/clássica como um retórico declínio da sua arte e, perante ele, se propusesse erguer um acompanhamento musical ilustrativo. Efectivamente, tal como já o tinham sido as causas criativas de Ross Csillag Allat Szuletett, as revelações deste My Downfall são de algum alheamento face ao mero uso do breakcore de per si nas composições, denunciando um artífice em busca de outras linguagens e renovando as sinergias com os formatos clássicos de música, aqui sobretudo marcadas pelo envolvimento cenográfico e pelas construções harmónicas de cordas. O anunciado "declínio" é, afinal, um exercício de continuidade de Ross Csillag Allat Szuletett e isso são óptimas notícias para os adeptos de Venetian Snares. Se Aaron Funk continuar a censurar-se e a inventar as suas próprias "decadências" como nesta obra, o mais provável é que, impelido por ele enquanto figura de proa do movimento, o breakcore dê o salto emancipador que sempre adiou. My Downfall pode não ser disco para puristas desta estética - não o é, na essência - mas destapa virtudes artísticas e potencialidades que o género não deve ignorar. E não há qualquer decadência em admiti-lo.

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