quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

U2 - How To Dismantle An Atomic Bomb

Apreciação final: 6/10
Edição: Novembro 2004


Cada lançamento dos irlandeses U2 é um acontecimento mundial, sempre escoltado por uma exaustiva campanha de promoção e por uma considerável conquista de airplay nas rádios nacionais. O single de apresentação, "Vertigo", fazia adivinhar um registo mais rock da banda, mas à excepção de uma ou duas faixas, o disco não faz essa abordagem. Do alinhamento constam onze temas de pop U2 não contaminado, revelando a maturidade da banda, bem suportada por uma produção de grande nível.

How To Dismantle An Atomic Bomb vem provar que os U2 continuam a ser artesãos capazes de arquitectar um disco melódico e cativante e que não frustrará os imensos seguidores do grupo. Contudo, o registo não é destemido, os U2 seguem com cautelas o curso da composição, dando primazia ao estilo que os celebrizou no passado, em detrimento da procura de sonoridades inovadoras. Certamente, o fracasso de Pop (1997) continua a envergonhá-los. O conservadorismo do álbum não incomodará os apreciadores mas impede o registo de atingir degraus mais altos de brilhantismo, ficando aquém de Joshua Tree ou Achtung Baby.

Uma ode às raízes musicais dos U2, mais do que um passo em diante, How To Dismantle An Atomic Bomb é um disco fiel à doutrina dos U2. A abantesma do epíteto de maior banda rock do planeta assombra os próprios U2; eles são incapazes de vencer o monstro, evitam-no, e seguem. Ainda assim, goste-se ou não, How To Dismantle An Atomic Bomb é um bom disco dos U2.

Sem comentários: