quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

The Gift - AM/FM

Apreciação final: 7/10
Edição: Novembro 2004
Género: Pop Alternativa/Electro-Pop



Definido pelos elementos da banda como o disco mais ambicioso da sua curta existência, AM/FM apresenta-se no formato duplo, com dezasseis temas distribuídos por dois CD's.

Que dizer sobre este trabalho dos The Gift? O primeiro disco, intitulado Am apresenta um som diferente de Film, mais experimental, com um conteúdo electrónico sólido, numa onda de reinvenção dos conceitos sonoros do grupo. É certo que estas faixas são menos consensuais, mas encerram em si mesmas um potencial criativo superior aos anteriores trabalhos da banda e sugerem pistas para novos trilhos de êxito no futuro. AM aprova definitivamente os The Gift como um seguro projecto na área de electrónica-experimental nacional.

FM é o segundo disco. A sonoridade é mais pop do que em AM. Mantém-se o tom electrónico do registo, mas os refrões são mais orelhudos, como em "Driving You Slow" e "11.33", sem nunca se deixarem seduzir pelo mainstream descabido.

AM/FM é o trabalho mais ambicioso dos The Gift e, porventura, o mais valioso também. As composições podem não ser tão imediatas quanto as dos registos anteriores, mas seguramente constituem pequenos trechos de uma originalidade invulgar e têm uma essência de talento que promete fazer dos The Gift aquilo que eles ainda não são. Mas lá chegarão se mantiverem a tendência de AM/FM. Este trabalho ainda não é a obra-prima que os The Gift fazem prever para si mesmos, mas está muito próximo. Um dos melhores nacionais do ano.

Sem comentários: