segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Serial - Brilhantes Diamantes

Apreciação final: 8/10
Edição: NorteSul, Junho 2005
Género: Hip-Hop/Funk/Sampling
Sítio Oficial: NorteSul








Rolando Sá, aka DJ Serial, é um dos membros dos Mind da Gap e arriscou lançar um trabalho a solo. O registo individual não se distancia do tom habitual do grupo portuense, sublinhando a condição hip-hop graças a uma produção calculada e diligente que, aqui e ali, incute uma toada funk (ouça-se "Sê Real"), suportada num excelente trabalho de programação, beats e sampling e num esqueleto de graves bem estruturado. A pompa sónica das composições é um dos pontos fortes deste Brilhantes Diamantes que se torna, desde a primeira audição, uma apelativa referência da cena hip-hop nacional, graças a um discurso feito de mensagens simultaneamente virulentas e zombeteiras, repletas de urbanidade e que encaixam com sobriedade no embalo magnético da porção instrumental. A solidez do álbum sai reforçada pelos influxos preciosos de uma extensa lista de convidados: Ace e Presto (companheiros nos Mind da Gap), Maze, Fuse, Mundo e Xpião (sob o pseudónimo Terrorismo Sónico), Rey e Chase e os galegos El Puto Coke e Sofia.

Brilhantes Diamantes é um dos mais robustos aspirantes ao título de álbum hip-hop nacional do ano, com Rocky Marsiano à espreita (aqui se escreverá sobre o seu trabalho em breve) e é o mais recente rebento do profícuo universo nortenho do hip-hop. Em entrevista recente, Serial descodificou o título do disco: os "diamantes" são os amigos musicais que a ele se juntam neste trabalho. É verdade que eles são pouco menos do que brilhantes, mas as genuínas pedras preciosas deste trabalho estão nas composições que Serial burilou com sapiência no recato do seu estúdio tripeiro. E, no fim de contas, Brilhantes Diamantes é mesmo um pequeno tesouro da música nacional. Recomendável.

Procure na grafonola as faixas "Brilhantes Diamantes" e "Sabes K'eu".

2 comentários:

Spaceboy disse...

Foi com grande surpresa que ouvi este disco e vi que é um belo disco de hip hop nacional. Mas o do Rocky Marseano está muito mais à frente...

Anónimo disse...

Ó spaceboy tásse mesmo a ver que és amigo do D-Mars!
Tens de reformular os teus principios e ...ganhar juizo!