segunda-feira, 11 de julho de 2005

Sufjan Stevens - Illinois

Apreciação final: 9/10
Edição: Asthmatic Kitty, Julho 2005
Género: Indie Pop-Rock/Folk/Cantautor
Sítio Oficial: www.sufjan.com








Segundo capítulo da mais improvável missão discográfica da história - pretensamente Sufjan Stevens intende fazer um disco de homenagem por cada um dos cinquenta estados americanos - Illinois é um trabalho ambicioso e aromatizado pelo olores graciosos das composições épicas de Stevens: a harmonia das melodias suaves, o espírito pioneiro de assimilação do rock clássico com um certo vanguardismo folk e uma dose reforçada de criatividade ambígua e artesanal, vertida em orquestrações e vocalizações pomposas. O alinhamento do álbum está dividido em vinte e duas faixas, fragmentos genuínos de um retrato expositor das feições distintivas do Illinois, também do microcosmo americano, reproduzido fielmente em narrativas que assumem, entre outras coisas, as formas amalgamadas de rapazes choradores, de mulheres com cancro, de desfiles e coretos, de padrastos e serial killers (por aqui figura o vil John Wayne Gacy que entre 1972 e 1978 torturou, violou e assassinou 33 jovens rapazes...). E da substância musical que provém de Illinois ressalta o engenho de Stevens, igualmente hábil e sensível, seja a musicar o flanco negro dos retalhos que colheu no passado do Illinois, ou a mostrar-nos a disparidade complacente das cores garbosas de outros recortes. Em ambos os registos, sobressai o sentido das composições, apoiadas em arranjos de eleição, os verdadeiros catalisadores da irresistível sedução de um corpo de canções adultas e eruditas, com o sublime recato das grandes obras.

Illinois é um disco único, uma pedra preciosa burilada até ao mais ínfimo pormenor, um guião musical gigantesco e intenso que capta, vencido o crivo da moldagem de Stevens, a identidade de um estado, de um país. Depois de ter escutado este disco, quem ousará dizer que não conhece o Illinois? E alguém se dará ao luxo de não ouvir? Obrigatório (e candidato a melhor do ano...), imperdível, excepcional. Só escutando com reverência este Illinois, se crê que ainda se fazem discos assim...

Posto de escutaJohn Wayne Gacy, Jr.The Man of Metropolis Steals Our HeartsThey Are Night Zombies!
Espreite a grafonola para ouvir faixas completas deste disco

4 comentários:

O Puto disse...

Já ouvi mais alguém a elogiar este álbum. E para destronar os Mars Volta, é porque a audição é obrigatória.

Spaceboy disse...

Ando viciado na «John Wayne Gacy,Jr», tem uma letra doutro mundo...um grande grande álbum.

Anónimo disse...

Se gostam da ::John Wayne Gacy:: ouçam uma não editada em CD, que abunda em mp3 na net ::the lord godbird:: É de ir às lágrimas. Este rapazola é um génio. Vi-o o ano passado em Sta. Maria da Feira, e é para nunca esquecer.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » »