quarta-feira, 27 de julho de 2005

4 rapidinhas


Nine Inch Nails - With Teeth (6/10)
Trent Reznor é o protagonista maior dos Nine Inch Nails - cada vez mais uma one man band - um dos mais bem sucedidos projectos da cena industrial. A mistura equilibrada da electrónica assombrada com as furiosas distorções de guitarra continua a ser o preceito essencial neste novo trabalho, não há em With Teeth ingredientes novos. Ainda assim, trata-se de um registo consistente, talvez um pouco formulista (tipicamente NIN...) mas que garante a Reznor a permanência no pelotão da frente deste género de sonoridade.
(I Nothing, Maio 2005)

Procure na grafonola os temas "The Hand That Feeds" e "Sunspots"





Toranja - Segundo (6/10)
Depois do álbum Esquissos (2004) ter colocado esta banda no mapa da música pop nacional, o segundo trabalho dos Toranja assume uma postura declaradamente mais rock - as inevitáveis baladas não deixam de figurar no alinhamento - mas também sobejamente contida e incapaz de dotar a sonoridade do grupo de elementos menos triviais. Disco de contrastes, Segundo traz uma ou outra faixa bem conseguida mas não escapa à mediania dos seus próprios limites, ainda que deixe pistas para Tiago Bettencourt e seus pares seguirem em trabalhos vindouros.
(Universal, Maio 2005)

Procure na grafonola o tema "Música de Filme"





Summer at Shatter Creek - All the Answers (5/10)
Projecto indie pop de Craig Gurwich que sublinha um tom depressivo, introspectivo e melancólico, com a gentil intimidade de um registo maioritariamente acústico e de uma voz delicada (a lembrar Thom Yorke?). O problema: All the Answers resvala para a monotonia por força da paridade entre as composições.
(Bad.Man, Março 2005)

Procure na grafonola o tema "You Don't Have To Be Perfect"





Black Eyed Peas - Monkey Business (4/10)
A visão folgazã e descomprometida do hip-hop que os Black Eyed Peas propõem sonda diversas influências e tenta aglutiná-las pelo recurso a fórmulas mainstream. O resultado é, neste Monkey Business, uma confusa amálgama de géneros que, ao invés de provar a versatilidade dos músicos, atesta inequivocamente a indefinição do género musical que proclamam, em prejuízo da coesão do disco. Entre as inúmeras escorregadelas e tropeções do álbum (os convidados de luxo como James Brown, Jack Johnson, Talib Kweli ou Justin Timberlake não fazem milagres...), salva-se a diversão garantida em festas de garagem teen...
(A&M, Junho 2005)

Procure na grafonola o tema "Gone Going" (w/ Jack Johnson)

Sem comentários: