quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Observação de jogadores: Domenico Berardi

Domenico Berardi (Sassuolo)

Natural da região da Calábria, no sul de Itália, despontou para o futebol nas academias jovens do Cosenza, mas chegou à idade sénior já no Sassuolo, em 2012. No ano seguinte, então com 19 anos, seria considerado o futebolista mais valioso da série B. Ainda em 2013, assinaria contrato com a Juventus, mantendo-se no Sassuolo por empréstimo até à presente época (2014/15).

Embora tenha preferência pelo corredor direito, pode ser utilizado em qualquer posição do ataque, seja nas alas ou como avançado de suporte. É um futebolista moderno, com rapidez de processos, agilidade e bom critério. Sabe passar, sabe investir no um-para-um, sabe assistir e aparece bem nas zonas de finalização. É perspicaz a a antecipar as ocorrências do jogo e a aproveitar o erro, por força de uma interpretação sagaz do espaço e da determinação que investe em cada iniciativa. Melhorou na execução das bolas paradas e dos passes para golo e tem tudo para vir a integrar a primeira linha do futebol italiano nos próximos anos.


PODE LER ESTE E OUTROS CONTEÚDOS EM WWW.ACPINTO.COM

sábado, 24 de janeiro de 2015

Um Santo Vizinho



Observação de jogadores: Daley Sinkgraven

Daley Sinkgraven (SC Heerenveen)

Com um percurso firmado nas selecções mais jovens do seu país desde os sub-17, não surpreende que Daley Sinkgraven apareça agora entre as primeiras figuras do Heerenveen, a sua casa de formação. Na temporada 13/14, foi ganhando o seu espaço, pontuando com qualidade as aparições esporádicas no onze da província de Frísia. Na época em curso (14/15), é já um dos indiscutíveis e uma das estrelas em ascensão na Eredivise, alvo da cobiça de alguns grandes símbolos do futebol europeu.

É um dos centrocampistas que melhor pensa o jogo no futebol holandês, fruto da inteligência com que interpreta as movimentações colectivas e antecipa as acções de jogo. É um desbloqueador nato, rápido a decidir e executar, sempre com qualidade à procura da melhor solução para libertar a bola. Tornou-se um genuíno médio de construção, com notória facilidade no passe de transição/ruptura. Pode jogar na segunda linha do meio-campo, como médio puro de ataque ou interior esquerdo, embora ocasionalmente tenha jogado no corredor. No entanto, é no meio que o seu futebol respira melhor. Se tiver o crescimento competitivo que se espera de um jogador que tem dezanove anos, pode vir a ser um dos valores seguros do seu país para o futuro. 

PODE LER ESTE E OUTROS CONTEÚDOS EM WWW.ACPINTO.COM

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Observação de jogadores: Cléberson

Cléberson (Atlético Paranaense)

Embora as primeiras coordenadas do seu percurso futebolístico tenham origem em Belo Horizonte (Cruzeiro), é um "produto" da formação do Atlético Paranaense, agremiação a que está ligado desde 2010. Dois anos depois de ter chegado a Paraná, debutou pela equipa principal, aos 20 anos, no ano de regresso do clube à Série A.

É um defesa central perfeitamente apto nas exigências do futebol moderno, sobretudo em razão da rapidez e agilidade, da apurada leitura dos momentos do jogo, do correctíssimo sentido posicional e da intensidade/concentração que empresta ao jogo. É muito forte na antecipação - é a sua imagem de marca - e interpreta bem os espaços de acção do jogo, as temporizações e a movimentação colectiva adversária. O jogo áereo (defensivo e ofensivo) é um dos seus recursos mais valiosos. Tem boa presença nas bolas paradas ofensivas, o que costuma render-lhe a concretização de alguns golos. "Brigão" (ao estilo do luso-brasileiro Pepe), raramente é batido em duelos individuais em velocidade. Não é o central mais elegante do Mundo, mas foi uma das figuras de destaque do Brasileirão 2014. Pode estar na calha uma saída para o futebol europeu.

PODE LER ESTE E OUTROS CONTEÚDOS EM WWW.ACPINTO.COM

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Best of 2014


Já está online a lista de melhores discos internacionais de 2014. Em breve, constará no sítio a lista de discos nacionais.