domingo, 20 de fevereiro de 2005

Subtle - A New White

Apreciação final: 6/10
Edição: Outubro 2004
Género: Underground Rap/Rock Experimental/Rap Alternativo



A cosmologia hip-hop é confinada a espaços definidos: a uma cidade, a um beco, a uma rua. Não obstante, a condição urbana e panfletária desse universo e a irrefutável ascendência sobre as gerações mais jovens alargaram a escala de influências do conceito e generalizaram a mensagem, agravando-lhe o risco. O género tornou-se popular, emancipou-se, mas parece escorregar perigosamente para o mainstream. Ossificação à vista? O sexteto Subtle - Doseone (cLOUDDEAD) é um sexto do colectivo - encarrega-se de nos provar o contrário. A New White é uma visão amorfa do rap, uma criação anidiana do fenómeno hip-hop. E a que soam os Subtle? A versatilidade, a invenção, a criatividade, a surpresa. O som é um feitiço camaleónico, enigmático, complexo. Um buraco negro no underground. Subversor? Experimental.

Ingredientes: Instrumentações maioritariamente acústicas, guitarras, sopros, um drum kit e um violoncelo eléctrico, subtileza musical, melodias, ritmos sólidos.

A New White é um peça de ate, revela-se aos pedaços, audição a audição, exibindo uma textura densa e um gracioso travo onde reside a sua resistência ao tempo. Quando os outros perecerem nas memórias, os Subtle e A New White ainda estarão por cá.

Sem comentários: