sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

Lemon Jelly - '64 - '95

Apreciação final: 6/10
Edição: Janeiro 2005
Género: Electronica/Club-Dance/Downtempo/Funk/Ambiente



Nick Franglen e Fred Deakin fazem o projecto Lemon Jelly, uma das mais entusiasmantes iniciativas do panorama electro hodierno, erguida a esse estatuto ímpar depois do lançamento do singular Lost Horizons (2002).

'64-'95 fica um pouco aquém do seu antecessor, embora seja firmado em pilares dissemelhantes. Neste registo, a proposta parte de samples (recolhidos das discografias pessoais de Franglen e Deakin), integrados numa textura mais rock, pontuada por batidas dançáveis. As faixas são apropriadamente assinadas com as datas dos samples que as inspiraram e cujo horizonte temporal baptiza este trabalho, destacando-se as amostras de Monica, Masters of Reality, William Shatner, entre outros. O resultado é esmerado e captura uma essência crepitante em esplendor experimental, onde as colagens não são meros acessórios, antes honram as composições, lustrando decisivamente a sua aparente indefinição.

'64-'95 não é um disco-retrato no sentido de simbolizar uma época. Nem pretende sê-lo. O fito é diverso: a descoberta de tangências pacíficas entre o disco sound, o rock e o house. E aí reside a sua força motriz no alongamento do já ecléctico som do duo britânico, graças à variedade de estilos musicais acolhidos, cada um absorvido pelo conceito Lemon Jelly. '64-'95 é galante, quase sumptuoso, seduz ao abeirar-se, como uma paixoneta de Verão, mas não chega a deslumbrar.

Sem comentários: