quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

RJD2 - Since We Last Spoke

Apreciação final: 7/10
Edição: Maio 2004
Género: Underground/Hip-Hop Experimental/Samples




O projecto RJD2 atribui a si mesmo uma consciência de enigma na encenação sónica de paisagens misteriosas, algures entre uma firme asserção experimentalista e uma manifesta aura underground. Definidor de novos padrões musicais e outras tonalidades acústicas, R.J. Krohn - o homem por detrás do nome - tem prazer em vascolejar a cena musical. E fá-lo com a zomba de um excluído. Será pretensioso vender-nos um conceito sónico que confunde as medidas soul com as percussões do funk e que envolve tudo numa atmosfera soul jam session muito retro? Arriscado é, certamente.

Since We Last Spoke não é catalogável numa categoria estanque. A vaga criativa que esquadrinha este título é o mais incontestável indício de que Krohn prossegue no intuito de achar uma personalidade musical própria, demarcada de tradicionalismos, profusamente criadora e exploradora das ressonâncias da emoção. As faixas de Since We Last Spoke seguem variações rítmicas, fazem-se de altos e baixos alternantes, antecipando o clímax incerto.

Reduzir este disco ao universo hip-hop não é fazer-lhe justiça; essas fronteiras são galgadas em marcha lenta, às vezes downtempo, com uma altivez cool, numa inspirada re-intrepretação da soul clássica. Não se trata de um revivalismo vulgar, antes de uma reformulação que, não contestando os rumos de antanho, os reinventa com o jeito inato que só é predicado dos visionários. O traço polido de Krohn e a urbanidade do seu cunho fazem deste Since We Last Spoke um corpo cósmico de um espaço universal virgem. Partamos em busca dessa porção antes que se perca...

Sem comentários: