segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

4 discos em 4 parágrafos

Apreciação final: 7/10
Edição: Julho 2004
Género: Indie Rock/Neo-Psicadélico



Les Savy Fav - Inches

Bramidos ecoantes, espíritos psicadélicos, guitarras, pianos, orgãos, saxofones, escrita inspirada, raiva visceral, reinvenção, rudeza, Melvins, Stooges, Zappa, bulício, distorção, enigma, ameaça, sem fronteiras, sem limites, reinvenção do rock, cores caleidoscópicas, alucinações, paranóia, excelência. Sinónimos de Blue Cathedral. O disco traz os artigos, verbos e advérbios.


Apreciação final: 8/10
Edição: Abril 2004
Género: Indie Rock/Emo



Comets On Fire - Blue Cathedral

Quando o caos é a mais apurada forma de criação, a tensão irreverente, a asserção enérgica e o entretenimento catártico são as armas de arremesso. O projecto Les Savy Fav é mensageiro dessa doutrina, assume-se como portador privilegiado de uma força de alma irradiante, um vírus que nos toma os tímpanos com pungência, que nos adoenta, primeiro, e nos apaixona depois. O confronto com a emoção, a delirante nostalgia do electro-clash, a precisão matemática dos instrumentos, a libertinagem íntima, a agressividade amistosa, o desafio sentimental, a urgência literada, são os denominadores comuns dos Les Savy Fav. Um pequeno senão: dezoito faixas não hipotecam a densidade do tomo? Grande disco.


Apreciação final: 6/10
Edição: Setembro 2004
Género: Electrónica Experimental/Downtempo



Micro Audio Waves - No Waves

Os Micro Audio Waves nasceram da vontade de Flak (Rádio Macau) e Carlos Morgado expressarem os seus devaneios experimentais. Depois do álbum homónimo lançado em 2002, juntou-se a eles Cláudia Ribeiro e o trio gravou este No Waves. Boas composições, texturas sónicas avant-garde, minimalismo instrumental e uma boa dose de spoken word preenchem o espaço sónico do colectivo nacional. Uma lufada de ar fresco na música nacional, tão raros são os bons projectos de música experimental cá no burgo. Pena é que nem todos os temas do disco tenham a mesma chispa. Fosse esse o caso e No Waves seria um dos melhores discos nacionais dos últimos tempos. Ainda assim, vale a pena uma escutadela.


Apreciação final: 6/10
Edição: Maio 2004
Género: Indie Rock



The Secret Machines - Now Here Is Nowhere

Os texanos The Secret Machines abordam o rock com uma visão distorcida, através da construção de cenários musicais invulgares, pautados pelo cruzamento entre o psicadelismo pontual de guitarras corrosivas, em toadas pós-punk, e um certo experimentalismo slowcore. Em "Now Here Is Nowhere", as composições são eruditas e revelam uma versatilidade demonstrativa da maturidade do grupo. Os The Secret Machines são enérgicos e exuberantes, o seu som tem qualquer coisa de etéreo mas fica aquém da vastidão que a primeira audição promete. Mas o ténue melindre dessa conclusão não belisca os méritos de uma banda promissora e de um disco interessante.

Sem comentários: