domingo, 20 de fevereiro de 2005

Death From Above 1979 - You're A Woman, I'm A Machine

Apreciação final: 8/10
Edição: Outubro 2004
Género: Indie Rock/Pós-Punk




You're A Man, I'm A Machine é o primeiro registo de estúdio do duo canadiano Sebastian Grainger (voz/bateria) e Jesse F. Keeler (baixo). A proposta é gostosamente atrevida: o tecido sónico deste disco é urdido pelo baixo e pela bateria, bordado ocasionalmente por delgadas interjeições de um tímido sintetizador. O som tem fino recorte, doma o rock com recursos mínimos, conferindo-lhe uma infrequente ambiência insurrecta, puramente noise, às vezes hardcore, sempre fora do comum. Se poderia pensar-se que um arsenal instrumental tão reduzido hipotecaria o vigor das composições, o disco nega frontalmente tal ideia. Mais do que isso, escraviza os tímpanos de um jeito único, aliciando o auditor com um engodo fatalmente irresistível. A sedução irreverente deste trabalho resgata o imo do rock, brune-lhe a textura com dedicação e amamenta um pequeno monstro prodigioso. Isso é o que You're A Woman, I'm A Machine é. E a avantesma é orgulhosa, acouta a tensão e a intensidade do duo canadiano e concentra-a numa hedonista e intemporal celebração do rock.

Os Death From Above 1979 fizeram um dos mais veementes sobressaltos da indústria rock recente, sobrepujando com distinção o risco de gravar apenas com dois instrumentos, graças à construção de uma sonoridade sexy e inconfundível e cuja virtude maior reside na captação do limite das sinergias entre bateria e baixo. A excelência dos músicos é evidente, a personalidade das composições também. Ouvir os libidinosos Death From Above 1979 é destapar as raízes do rock, aqui nutridas a testosterona, e perceber que a demente quimera de refazimento da música, se não tem rei (assumirão os DFA'79 o trono?), tem rock, na pura essência de You're A Man, I'm A Machine.

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