domingo, 23 de janeiro de 2005

Joanna Newsom - The Milk-Eyed Mender

Apreciação final: 8/10
Edição: Março 2004
Género: Indie-Rock/Folk



Há cantos que enlevam pela ternura, que prometem a doçura com uma candura quase inocente. Joanna Newsom faz isso com uma castidade encantatória, pelo avanço de uma voz com fragilidade de infância em convites graciosos para cenários sem inquietações ou adulterações de qualquer espécie. Em The Milk-Eyed Mender tudo se reduz à voz de Newsom e a texturas sónicas minimalistas de berços fingidos nas cordas de uma guitarra. O embalo é irresistível, apela-nos à imaginação, nas formas mais fantasiadas de fascínio.

The Milk-Eyed Mender é o melhor conto de fadas musical dos últimos tempos, leva-nos a olvidar as impugnações que a existência nos impõe e a criar com um prazer sem igual um admirável mundo novo, onde apenas há lugar para as mais inconscientes e belas desordens coloridas das crianças, sem mediações além da música, sem embargos além dos limites do sonho. O disco é tão puro que comove, tão sincero que enternece os ouvidos mais duros, tão tocante e verdadeiro que parece não existir: será uma fabricação da mente desenganada pelo mundo real?

Joanna Newsom acredita e faz-nos sonhar. Afinal ainda há coisas mágicas na vida, daquelas que não se fazem, antes brotam de nenhures, de um estado de existência genuíno...talvez não o tenhamos percebido mas The Milk-Eye Mender sempre esteve em nós, Joanna Newsom apenas o indicou.

Sem comentários: