segunda-feira, 22 de novembro de 2004

To My Surprise (CD, 2003)

Apreciação final: 7/10

Os To My Surprise são um dos mais improváveis projectos musicais que descenderam do estrelato dos Slipknot. Shawn Crahan, também conhecido como Clown, o percussionista daquela banda do Iowa e mentor do conceito To My Surprise, começou a trabalhar neste projecto em 2003, atingindo um som completamente diferente do que seria de esperar de um músico com as suas ligações musicais, integralmente oposto ao dos Slipknot e quase impossível de classificar.

O alinhamento deste disco é ecléctico, vai desde a pop introspectiva e artística, ao mais puro experimentalismo psicadélico, influenciado pelas raízes do metal. O resultado é imprevisto, uma surpresa modelar, numa espécie de aproximação subtil ao rock dos anos 60 dos Beatles, ao psicadelismo dos Faith No More e ao experimentalismo tentador dos Flaming Lips.

Retirado o disfarce do palhaço ensanguentado dos Slipknot, Shawn Crahan revela que há nele algo mais do que decibéis potentes e batidas dominadoras e produz e compõe um disco curioso, polido, interessante e que merece continuidade. A escutar com atenção.

Sem comentários: