segunda-feira, 22 de novembro de 2004

A Naifa - Canções Subterrâneas (CD, 2004)

Apreciação final: 7/10

O projecto A Naifa personifica o mais inventivo conceito musical da música portuguesa contemporânea. O quarteto é formado por Maria António Mendes (voz), Luís Varatojo (ex-Peste & Sida, Despe & Siga e Linha da Frente), João Aguardela (baixo) e Vasco Vaz (bateria).

O formato musical acolhe as raízes da canção popular lisboeta, assente na guitarra portuguesa, feita dos tradicionais timbres lamentosos, aqui hodiernos em simultâneo, abraçados por percussões modernas, promovendo a mais original recriação do fado que alguma vez se deu a conhecer. O requinte das composições é a nota dominante, o bom gosto marca pontos nas onze faixas que compõem o alinhamento, contribuindo para a criação de um dos melhores discos nacionais deste ano.

Os A Naifa trazem-nos um fado novo, remodelado e totalmente original, não sonegando a sua formatação original mas acrescentando-lhe pacíficas pitadas de modernidade que agradarão aos apreciadores da inovação musical e não desiludirão os séquitos do fado mais tradicional. Excelente primeiro disco deste projecto, a prometer façanhas ambiciosas para o futuro. António Variações inovou a música em Portugal, os A Naifa são os senhores que se seguem...

Sem comentários: