segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

Humanos

Apreciação final: 8/10
Edição: Dezembro 2004
Género: Pop-Rock



O legado de António Variações faz parte do mais valioso património da música portuguesa. As suas canções ditaram novas regras no panorama artístico nacional, rompendo barreiras de letargia e trazendo uma renovada frescura à pop nacional. O projecto Humanos, com as vozes de Manuela Azevedo, David Fonseca e Camané, recupera parte dessa herança, com a responsabilidade acrescida que decorre do facto de os temas serem inéditos, baseados em gravações domésticas do malogrado cantor, entregues à Valentim de Carvalho pela sua irmã, há cerca de dez anos.

O resto é puro Variações: músicas naif e algo excêntricas, letras irónicas e humoradas. O corpo de Humanos é outro, a voz também, a alma é a de António. Tudo soa a ele, e soar a Variações é abeirar-se do genial relaxamento de fazer-se o que se quer, sem leis e imposições, apenas no livre gozo da expressão musical. E Variações fazia-o como ninguém. Os Humanos seguem-lhe as pisadas, abraçam as músicas, não as desvirtuam e sobressai o inevitável espírito de António. Deixemos a modernidade da sua (re)aparição invadir-nos. E apreciemos o seu talento inconfundível através dos Humanos.

Na segunda faixa, a letra de Variações profetiza: "vou viver, até quando eu não sei, (...) quero é viver". Os Humanos mostram-nos que Variações desapareceu, mas jamais morrerá. Um grande disco.

2 comentários:

Gil Von Doellinger disse...

Grande albúm sim senhor..
Alguém me poderá dizer onde posso arranjar os acordes para viola deste fabuloso albúm?
Obrigado.
Abraço para todos.

Marco Santos disse...

Sim senhor é um Álbum e pêras, as músicas ficam no ouvido muito facilmente, o que nos leva a andar todo o dia a cantarolar Variações.
Eu também queria os acordes. Vou fazer uma pesquisa na net e se os encontrar depois digo algo.
Viva o Variações e os Humanos.