terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Nirvana - With The Lights Out

Apreciação final: 7/10
Edição: Novembro 2004
Género: Grunge-Rock/Pop-Rock Alternativo


Antes dos Nirvana, o rock alternativo estava confinado a secções especiais nas lojas de música, distantes da atenção do público. As grandes editoras consideravam-no um género residual. O segundo álbum do trio de Seattle, Nevermind, ainda hoje considerado um dos melhores registos da história, além de trazer os Nirvana ao estrelato mundial, devolveu ao rock o estatuto merecido. Os Nirvana tinham mudado o mundo.

With The Lights Out é a resposta a um anseio antigo dos seguidores da banda. Desde o suicídio de Cobain, em Abril de 1994, os fãs pediam a edição das raridades, B-sides e takes alternativos dos Nirvana. Pois bem, é precisamente isso que esta edição oferece. Dentro da caixa especial, um DVD e três CD, num total de 81 faixas, compostas maioritariamente de material não editado, a não ser em edições bootleg. De qualquer forma, nenhum tema relevante foi deixado fora, o que faz desta edição, a recolha final das raridades e outtakes dos Nirvana.

Este lançamento é uma preciosidade para os admiradores da banda mas, para auditores mais atentos, pode não parecer tão apelativo quanto era suposto. O interesse das faixas seleccionadas resume-se à curiosidade das razões históricas, mais do que à qualidade das gravações, ou à relevância do material. Estão presentes várias gravações quase-domésticas, muitos solos acústicos e versões diferentes de músicas conhecidas dos Nirvana.

With The Lights Out não será uma decepção para ninguém, mas é um presente natalício mais recomendável para os fãs indefectíveis da banda.

Sem comentários: